Comunicação afetiva: o que é e como beneficia as apresentações - Edu Adas

Comunicação afetiva: o que é e como beneficia as apresentações

Quando estamos falando sobre comunicação também é necessário abordar a afetividade. Afinal, o que é e como uma comunicação afetiva contribui para as relações pessoais e para o dia a dia de trabalho?

Em um dos episódios da 2ª temporada do Talk SOAP, Leny Kyrillos se aprofundou em dicas sobre como desenvolver a comunicação afetiva. Para começar, ela ressalta a importância de entender as diferenças entre uma comunicação efetiva e afetiva:

 “A comunicação é efetiva na medida em que eu busco traduzir claramente e com simplicidade o que eu penso, no que eu acredito, o que eu espero do outro. E ela é afetiva na medida em que eu demonstro claramente o meu desejo genuíno de me conectar com o outro, de encurtar distâncias, de gerar entendimento.” 

Ao longo deste artigo, compartilho mais insights sobre o assunto e, é claro, no final deixo o link do episódio do Talk SOAP focado nesse tema!

O que é a comunicação afetiva e qual a sua importância?

A comunicação afetiva valoriza a importância das emoções e do afeto nas interações entre as pessoas, portanto, envolve a expressão e a troca de sentimentos e emoções, sempre pautada pelo respeito e autenticidade.

Ao se comunicar afetivamente, você está transmitindo o que sente com empatia, a fim de estabelecer conexões genuínas. Para isso, não basta utilizar as palavras mais adequadas, mas também cuidar do tom de voz e se atentar aos aspectos da linguagem não verbal, como expressões faciais e posturas.

Outro ponto importante dentro desse tipo de comunicação é a escuta ativa, afinal, é preciso prestar atenção de verdade no que está sendo dito, além de ser capaz de reconhecer as emoções alheias com cuidado e compreensão.

Dessa forma, você demonstra com clareza o desejo de se conectar com o interlocutor, conseguindo construir relacionamentos mais saudáveis e criar um ambiente emocionalmente seguro para todos. E isso é fundamental no mundo corporativo, não é mesmo?

Exemplos de comunicação afetiva no trabalho

Ainda com dúvidas sobre a comunicação afetiva?

Confira alguns exemplos baseados em situações do universo do trabalho, que demonstram expressões genuínas, pautadas pelo cuidado e empatia ao se relacionar com outras pessoas.

Em reuniões

“Obrigada por compartilhar a sua visão. Podemos fazer uma nova apresentação para o cliente levando em consideração alguns pontos que você trouxe. A sua experiência agregou bastante nesse primeiro bate-papo.”

Em feedbacks

“Você tem habilidades muito valiosas para o time. Pude perceber uma evolução bastante positiva nos últimos 6 meses, principalmente em relação às inseguranças sobre as quais conversamos. Agora, caso esteja preparado, podemos começar a pensar nos próximos passos da sua carreira levando em consideração tudo o que ainda precisa ser melhor desenvolvido.”

Em apresentações

“Espero que todos estejam bem! Estou muito feliz por estar aqui e poder compartilhar um pouco do meu conhecimento. Caso surjam dúvidas ao longo da apresentação, fiquem à vontade para se manifestar, gostaria que tivéssemos um bate-papo leve e descontraído, em que todos se sintam confortáveis para expor suas opiniões.”

Como se comunicar com afetividade na vida e no trabalho?

Leny Kyrillos afirma no Talk SOAP, e eu assino embaixo, que a comunicação afetiva depende de muito mais do que apenas do discurso do indivíduo.

É preciso também levar em consideração a linguagem não verbal, afinal, a expressão facial ou a postura, por exemplo, são capazes de transmitir muitas mensagens, não é mesmo?

A comunicação, seja ela qual for, gera conexões e resultados positivos ou negativos. Portanto, quanto mais intenções afetivas forem colocadas na interação, melhor será a percepção que o outro tem de você e mais saudáveis serão as relações construídas.

Para aplicar a comunicação afetiva, leve em consideração os seguintes aspectos:

Empatia

Muito se fala sobre empatia, mas poucas pessoas conseguem de fato colocá-la em prática no dia a dia. Se colocar no lugar do outro é um desafio enorme, porque exige sair da sua zona de conforto, ou seja, ir além da sua bolha de valores, crenças, conceitos e opiniões. É como se fosse um “esvaziar de si” para acompanhar e acolher o outro.

Uma comunicação só é afetiva se somos capazes de fazer isso, ou seja, realmente entender que cada ser humano tem as suas necessidades e especificidades. E, para evitar julgamentos e preconceitos, o caminho é se desprender temporariamente de quem você é e do que você acredita para ouvir o outro e criar uma troca genuína.

Linguagem não verbal

A linguagem não verbal engloba diversos aspectos, entre eles, contato visual, postura, gestos, expressões faciais, tom e ritmo da fala, movimentos de forma geral, entre outros.

Você provavelmente se lembra de alguma reunião ou conversa (seja em âmbito pessoal ou profissional), em que a pessoa falando demonstrou agressividade, agitação, incômodo, irritação ou qualquer outro comportamento oposto à afetividade.

Às vezes, fazemos isso de forma inconsciente, por exemplo, andar de um lado para o outro enquanto falamos ou acelerar a fala sem perceber. O ponto é que tudo isso impacta a forma que o outro recebe a mensagem e como a relação é construída.

Linguagem acessível

Outro aspecto importante quando falamos sobre comunicação afetiva é a linguagem acessível, ou seja, é necessário que o vocabulário utilizado seja de fácil compreensão.

Afinal, se elas não entendem o que você está dizendo, como irão se conectar genuinamente? A resposta é simples: não vão!

Uma linguagem acessível, portanto, contribui para uma interação afetiva porque é pautada em clareza, empatia e inclusão para gerar relações respeitosas e harmoniosas.

Como a comunicação afetiva impacta as apresentações?

Quem acompanha o meu trabalho sabe como sempre reforço a importância de criar conexões emocionais com o público durante uma apresentação.

Isso é importante para atrair a atenção das pessoas e fazê-las se conectarem genuinamente com o conteúdo que está sendo apresentado. Uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é por meio do storytelling.

A comunicação afetiva, por sua vez, também contribui para a conexão com o público. Seja na escolha das palavras ou na maneira que você se comporta no palco… Tudo isso impacta a percepção da audiência e pode gerar retornos positivos ou negativos.

Ao levar em consideração todos os aspectos citados ao longo deste artigo, por meio de uma comunicação empática, autêntica, sensível e respeitosa, pode ter certeza de que conexões genuínas serão criadas e você terá mais chances de atingir os seus objetivos.

Confira o episódio do Talk SOAP sobre comunicação afetiva

Artigo extraído do meu perfil no LinkedIn.

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