Edição do dia 08/04/2018

08/04/2018 07h39 - Atualizado em 08/04/2018 07h39

Os segredos de um pitch de sucesso

Conversas rápidas com investidores é o desafio das startups para conseguir capital.

Juliana Munaro

Um dos momentos cruciais para todo empreendedor é o pitch, aquela conversa rápida com possíveis investidores para conseguir capital e melhorar a operação da startup. São poucos minutos para apontar a essência do negócio para, mais tarde, conseguir uma reunião e poder mostrar melhor o projeto. Por isso, a comunicação tem que ser precisa.

Eduardo Adas, CEO da Soap, empresa especializada em apresentação profissional, com 15 anos de experiência na área, têm algumas estratégias.

Olha só a lista de dicas:

- Conquistar confiança do público. É o que vai fazer com que as pessoas se interessem pelo que você tem a dizer.

- Entender o perfil do público alvo. Levante as informações sobre os investidores com quem pretende conversar. Quais são as crenças e as necessidades deles? Quanto mais informação, maior a chance de chamar a atenção.

- Evitar ser técnico. Essa primeira conversa é para mostrar um panorama do negócio.

- Planejar uma conversa rápida. Para isso, tenha claro em mente qual o objetivo e como espera que as pessoas reajam ao  discurso.

- Saber na ponta da língua o que sua Startup faz e os dados, tais como expectativa de faturamento, projeção de crescimento e retorno do investimento.

- Adequar a linguagem ao público.

Por fim, decorar o discurso não é indicado, pode gerar insegurança por querer falar exatamente o que foi planejado. O ideal é ser natural. Conhecendo as informações da sua empresa e onde quer chegar e, claro, seguindo as dicas do Eduardo, não tem erro, o retorno será positivo.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de