Conheça as 6 características do comunicador eficaz.

Conheça as 6 características do comunicador eficaz.

A comunicação faz parte da vida de todos nós, tanto em âmbito pessoal como profissional. Ser capaz de transmitir ideias, negociar, argumentar e convencer alguém sobre algo é uma habilidade muito desejada pelas empresas nos dias atuais.

No entanto, para atingir os seus objetivos, não basta somente se comunicar. É preciso ser um comunicador realmente eficaz. 

Você sabe quais são as características e principais competências de um bom comunicador? Neste artigo, vou abrir o jogo em relação à minha visão sobre o assunto e contar um pouco sobre quais são as bases de uma pessoa capaz de se comunicar com excelência. Vamos lá?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1. Está sempre em busca de autoconhecimento

Um bom comunicador é aquele que atinge os seus objetivos por meio da sua comunicação. Para isso, é necessário ter em mente alguns pontos importantes, que fazem parte da construção desta habilidade.

O primeiro deles é a relação direta que existe entre comunicação e autoconhecimento. 

Isso significa que tudo começa com um diálogo interno, ou seja, com o conhecimento que você tem sobre si mesmo e o nível do seu domínio emocional. Tudo isso impacta diretamente na sua autoconfiança que, consequentemente, reverbera para o público e fortalece o vínculo com a audiência.

Portanto, ter clareza sobre os seus gatilhos, pontos de vulnerabilidade, crenças limitantes e ser capaz de reconhecer e dominar as suas emoções é fundamental para se comunicar com excelência. Ao saber como você funciona e está se sentindo, será  mais fácil transmitir ideias e dialogar com as pessoas de maneira confiante e persuasiva. 

2. Procura conhecer o modelo mental do outro para se comunicar

Empatia é a palavra do momento, mas você sabe a sua importância dentro do contexto comunicacional? Para atingir os seus objetivos em uma apresentação é preciso conhecer o seu público. E para conhecer o seu público é necessário saber se colocar no lugar dele.

Todo apresentador precisa ter clareza sobre as motivações, limitações, valores e crenças da sua audiência para utilizar os argumentos, dados e referências mais apropriados. Ou seja: para conseguir se comunicar de maneira eficaz. 

Mas não se engane: empatia não significa concordar com o outro e sim respeitá-lo a fim de criar um ambiente harmônico ao longo da interação.

3. Tem consciência de que é responsável pelo resultado da sua comunicação

Toda ação gera uma reação, certo? O comunicador eficaz sabe que, por meio da sua apresentação, vai despertar emoções na sua audiência que, por sua vez, irão gerar um resultado, um comportamento.

Por isso, de acordo com os seus objetivos, ele deve pensar estrategicamente naquilo que é interessante estimular no público. Pode parecer estranho, mas muitas vezes um apresentador pode até desejar despertar emoções negativas nas pessoas para impulsionar uma determinada atitude.

4. Tem clareza dos seus objetivos e evidências de sucesso

Toda apresentação nasce de um objetivo do qual o comunicador eficaz precisa ter muita clareza. Este é um ponto fundamental para ter sucesso, mas, além disso, também é necessário ter clareza sobre qual é o comportamento desejado do público.

Com isso, quero dizer o seguinte: como você tem certeza de que a sua apresentação deu certo?

Por meio das evidências de sucesso, que nada mais são do que os comportamentos esperados por parte da audiência após a apresentação.

5. É um bom contador de histórias e promove conexões emocionais

As histórias (o famoso storytelling) são muito poderosas, principalmente quando estamos falando sobre apresentações. Elas são capazes de:

  • gerar empatia;
  • emocionar;
  • proporcionar conclusões e reflexões;
  • transformar comportamentos.

Portanto, por meio de uma história muito bem contada, o comunicador tem ainda mais chances de atingir os seus objetivos e promover conexões emocionais e racionais, que são fundamentais para o sucesso de uma apresentação.

6. É capaz de se adaptar

Por fim, um comunicador eficaz é aquele que consegue se adaptar ao contexto e aos objetivos sem prejudicar a sua essência. 

Dessa forma, com muito jogo de cintura, é capaz de ajustar a sua fala, postura e modo de se comunicar para se adequar ao público e às circunstâncias peculiares da situação. Este é o chamado comunicador FLEX.

Uma comunicação eficaz é pautada na autenticidade

Acredito que não adianta ter todas as características listadas acima se você não é um comunicador autêntico, ou seja, fiel à sua essência. Para se conectar verdadeiramente com o público e atingir os seus objetivos, uma das coisas mais importantes é ser você mesmo.

Ao ser autêntico, o comunicador transmite muito mais credibilidade e transparece autoconfiança, pois se sente confortável com o papel que está assumindo. Portanto, quando estiver se comunicando com a sua audiência, lembre-se sempre de que é fundamental vestir a sua melhor versão.

E aí, curtiu das dicas sobre como se tornar um comunicador eficaz? Conte para mim nos comentários!

_________________________________

Edu Adas

O meu propósito de vida é transformar a vida das pessoas a partir da melhoria da sua comunicação. Sou sócio fundador da SOAP, pioneira no mercado de apresentações no Brasil e na Europa. Hoje, dissemino a minha paixão pela comunicação com excelência por meio de cursos, treinamentos e palestras.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando o meu site eduadas.com.br.


Sergio Savane

Consulting of Industry 4.0, Digital Transformation and Manufacturing Solutions.

2y

Parabéns Eduardo.

To view or add a comment, sign in

Explore topics