Como a comunicação mudou a minha vida (e pode mudar a sua também).
Palestra RD Summit: Elevator Pitch no meio digital.

Como a comunicação mudou a minha vida (e pode mudar a sua também).

Muitas pessoas me conhecem como sócio fundador da SOAP (State Of the Art Presentations), mas nem todos sabem como cheguei até aqui e qual é o valor da comunicação na minha vida.

Há quem trabalhe nessa área simplesmente por trabalhar, sem brilho nos olhos. Mas comigo é diferente, pois tudo começou quando eu ainda era um jovem tímido, introvertido e gago. 

E é aí que começa a minha relação com a comunicação. Tudo o que vem depois é a história que quero contar hoje para te convencer sobre como é importante ser um bom comunicador.

Vem comigo?

As adversidades nos impulsionam para a nossa melhor versão

Formado em Engenharia de Produção, tímido e gago. Eu era essa pessoa no começo da carreira. Com este perfil, na época poucos apostariam que eu trabalharia com comunicação, não é mesmo?

Mas é a aquela história clichê que faz todo o sentido: 

Quando precisamos superar uma adversidade, saímos da zona de conforto, crescemos, e, consequentemente, somos impulsionados para a nossa melhor versão.

Por mais que as dificuldades possam trazer sofrimento, dúvidas e inseguranças, são nesses momentos que mais crescemos: quando nos damos conta de que é possível ir além das barreiras que a vida colocou diante de nós.

Eliminar a gagueira foi um enorme desafio, mas hoje enxergo como foi necessário para ser quem sou e ter fundado e criado a SOAP. Não foi fácil, mas todo esse processo me tornou um empreendedor mais autoconfiante e empático.

A cada escolha, um novo caminho é traçado 

Hoje, quando olho para trás, enxergo com clareza que a minha personalidade aliada a cada pequena decisão na minha vida me trouxe até aqui. É doido pensar nisso aos 56 anos de idade, pois me lembro como se fosse ontem quando me formei na faculdade de engenharia em 1987 e fui para Europa passar 2 meses que acabaram se transformando em 6.

Uma viagem que tinha como objetivo me ajudar a traçar os próximos passos acabou se tornando muito mais fundamental do que eu poderia imaginar para a construção de tudo o que veio depois. 

Ao retornar para o Brasil, em 1988, com a cabeça aberta para novos horizontes ingressei no universo da consultoria corporativa em um momento em que as técnicas japonesas de produção estavam em alta nesse meio. Foram 15 anos ajudando negócios em suas estratégias, culturas, processos e produtividade.

Além disso, durante este período da minha carreira eu já fazia treinamentos de comunicação e cheguei a treinar 842 executivos para entrevistas de recolocação. 

Para ser um bom consultor, é preciso convencer

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A vida de um consultor não é fácil, afinal, para fazer os seus processos e ideias irem adiante é necessário ganhar a confiança das pessoas. Só assim os meus clientes aplicariam as minhas sugestões e permitiriam que o meu trabalho ganhasse espaço.

E como eu fazia para convencê-los? 

Por meio das minhas apresentações. Na época, o termo storytelling não existia, mas eu já acreditava que as apresentações precisavam contar histórias, ser relevantes e se conectar emocionalmente com o público.

E foi assim... Convencendo os meus clientes por meio da minha comunicação, que nasceu uma demanda que, posteriormente, se tornaria o meu maior empreendimento até então: a SOAP.

Nasce na pioneira no mercado de apresentações

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No começo, confesso que imaginei que este trabalho voltado para as apresentações seria apenas um produto adicional da minha consultoria, mas as coisas acabaram crescendo muito. 

Em 2003, junto com o meu primo e ex-sócio Joni, com quem eu já trocava muitas figurinhas sobre este universo, nasceu a SOAP. No primeiro ano já éramos 3 sócios, quando o Rogerio , atual CEO da empresa, se uniu a nós. Desde então, trabalhar com a comunicação se tornou uma grande paixão.

O nome SOAP surgiu a partir do conceito do que promovemos aos nossos clientes: apresentações no estado da arte (State Of the Art Presentations).

Começamos com foco total em storytelling e, com o passar do tempo, entendemos que além do conteúdo das apresentações, também era importante pensar em na linguagem visual. Com isso, passamos a focar em conteúdo e forma.

Para completar a tríade, sabemos que uma boa apresentação depende da pessoa que está se comunicando. Não basta storytelling e design perfeitos se o apresentador não tem domínio emocional, uma boa oratória e não se sente seguro. Foi assim que a SOAP passou a oferecer também os treinamentos voltados para capacitar o apresentador.

No quinto ano, expandimos para Portugal, onde temos um sócio, Artur Ferreira, que toca os negócios por lá. No total, já fizemos projetos para mais de 26 países e o que começou apenas com foco no material da apresentação do cliente agora vai muito além.

Além da consultoria para montagem de materiais e preparação de apresentadores, a SOAP também ajuda as pessoas a se comunicarem melhor nos momentos mais decisivos por meio de treinamentos online e presenciais.

A qualidade da sua comunicação é a qualidade da sua vida

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hoje, não atuo mais diretamente na gestão da SOAP. O meu foco principal está voltado para palestras, mentorias e treinamentos sobre comunicação. Esse é o meu propósito de vida: 

Transformar a vida das pessoas a partir da melhoria da sua comunicação.

Acredito que a comunicação seja um processo que começa por meio do diálogo interno, portanto, quando você trabalha o seu autoconhecimento, se torna um bom comunicador. Não há como se comunicar com excelência se você não está se sentindo bem, pois o que acontece dentro de você irá transparecer na sua postura, tom de voz, domínio emocional e em tantos outros pontos importantes durante uma apresentação.

Por isso, acredito cegamente que a qualidade da sua comunicação é a qualidade da sua vida. 

A comunicação me trouxe até aqui

Tudo começou com um jovem gago e tímido que não fazia ideia de onde a arte de se comunicar poderia levá-lo.

A comunicação mudou os rumos da minha vida e se tornou uma grande paixão. Você não precisa ser um apaixonado como eu, mas precisa saber se comunicar com excelência nos momentos certos, tanto na sua vida pessoal como profissional.

Afinal, a comunicação é a base das nossas relações e são as nossas relações que movimentam a vida.

_________________________________________

Edu Adas

O meu propósito de vida é transformar a vida das pessoas a partir da melhoria da sua comunicação. Sou sócio fundador da SOAP, pioneira no mercado de apresentações no Brasil e na Europa. Hoje, dissemino a minha paixão pela comunicação com excelência por meio de cursos, treinamentos e palestras.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando o meu site eduadas.com.br

FREDerico RIBEIRO Filho

Fred Ribeiro de BH é professor de Comunicação Falada. Técnicas de Apresentações em Público e Oratória

2y

Parabéns, Edu! 👏

Caro Edu, acompanho sua vitoriosa carreira.Vc empreendeu e criou uma nova categoria de negocios com sucesso! Parabens!!! Abs

Ulisses Perez

Ilustração - Concept art - identidades visuais

2y

A arte em sua plenitude!!!

Sou fã!

Cesar Gasparoti

Gerente de Operações Logística | Tecnologia da Informação | Experiência do Cliente | Gestão de Pessoas

2y

Acompanho a SOAP e o teu trabalho há muito tempo e tenho muita admiração e respeito. Parabéns pelo sucesso e por toda essa história!!!

To view or add a comment, sign in

Explore topics